4 Razões para Investir em Saúde Ocupacional

4 Razões para investir em saúde ocupacional

Saúde ocupacional é um tópico de enorme importância no ambiente empresarial. É uma vertente especializada da saúde focada no bem-estar do trabalhador.

As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de cada colaborador. Afinal, são eles que fazem a empresa funcionar.

Vamos discutir 4 razões pelas quais a gestão da saúde e segurança no trabalho está se tornando uma estratégia e prioridade para as empresas.

1.Segurança ocupacional é um investimento

Investir na segurança do trabalho é benéfico tanto para empregados quanto para empregadores. Esses benefícios incluem melhoria na qualidade de vida, aumento da produtividade e redução de multas, acidentes e despesas trabalhistas.

As empresas estão investindo em medidas para prevenir acidentes e promover a saúde e o bem-estar durante o horário de trabalho. Esse investimento resultou numa diminuição de 48% nas faltas ao trabalho, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria. Além disso, 43,6% dos gestores perceberam um aumento na produtividade e 34,8% indicaram uma redução nos gastos com a saúde dos trabalhadores.

2. Redução de acidentes e doenças ocupacionais.

Investir em segurança e saúde no trabalho ajuda a prevenir situações que podem comprometer a integridade física e mental dos trabalhadores. Medidas preventivas e iniciativas de saúde têm o objetivo de reduzir o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Os benefícios de um ambiente de trabalho seguro são positivos tanto para os funcionários quanto para as empresas. Um ambiente saudável aumenta a produtividade do funcionário e diminui as chances de multas e afastamentos por acidentes ou doenças ocupacionais.

3. Redução de custos.

Embora o investimento em segurança e saúde ocupacional possa parecer alto, os benefícios a médio e longo prazos são extremamente positivos.

Um erro comum cometido pelas organizações é considerar apenas os custos com equipamentos e mudanças de processos. No entanto, a redução de acidentes pode resultar em uma diminuição no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), impactando positivamente no percentual de Riscos Ambientais de Trabalho (RAT) a ser pago.

4. Construção de uma boa imagem empresarial.

A responsabilidade social, quando praticada efetivamente, contribui significativamente para a credibilidade das organizações.

Implantar ações com um viés de responsabilidade social é uma maneira de reforçar os valores comunicados pela empresa. Isso não só melhora a percepção da equipe, mas também a imagem da empresa na sociedade.

Além disso, reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é um desafio que precisa ser enfrentado. Por exemplo, as doenças não relacionadas ao trabalho, como doenças osteo musculares, transtornos mentais e doenças crônicas não transmissíveis, são uma preocupação crescente.

Portanto, as empresas precisam investir em seus colaboradores, direcionando esforços para a saúde e segurança no trabalho, a fim de maximizar os resultados positivos. A saúde do trabalhador precisa ser pensada de forma integral para reduzir custos relacionados a ausências no trabalho, perda de produtividade e custos com planos de saúde.

Portanto, confie a saúde dos seus funcionários em quem é líder do segmento de Medicina do Trabalho na região dos campos gerais. Em particular, nas cidades de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. Temos um histórico comprovado de fornecer serviços de alta qualidade que beneficiam tanto as empresas quanto seus funcionários. Nossa equipe está sempre pronta e disposta a responder a quaisquer perguntas que você possa ter e a fornecer soluções personalizadas para atender às necessidades específicas da sua empresa.

Fale agora com nosso time comercial.

Mais Notícias